Se eu engravidar quando estiver usando a pílula?
Por mais que a pílula seja um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes, ela precisa ser tomada diariamente e com horários regulares para que impeça de fato a gravidez. Quando você deixa de tomar algum dia ou tem atrasos longos (de mais de 12 horas) e frequentes, ainda há chance de engravidar, mesmo que o uso não seja interrompido.
Muitas mulheres só percebem uma gravidez depois de algumas semanas e continuam usando a pílula durante o início da gestação. O correto é suspender a medicação assim que tomar ciência da gestação e iniciar o pré-natal o quanto antes. Os problemas na gestação causados pelo uso de pílula no início da gravidez são raros. Embora a pílula provoque uma alteração hormonal necessária para que organismo interrompa a ovulação, elas não contêm carga elevada de hormônios que possam prejudicar a gestação.
Quanto tempo a mulher demora para engravidar quando deixa de tomar a pílula?
Depois de parar com a pílula, o corpo da mulher pode demorar alguns meses para ser acostumar com a nova situação. O ovário precisa voltar a funcionar, o que pode levar de 1 a 3 meses, tempo para que o ciclo menstrual da mulher se reorganize. Mas tudo depende de quanto tempo a mulher ficou com seu ciclo menstrual suspenso e como o seu organismo reage sem a ajuda dos hormônios.
Com a interrupção do uso da pílula anticoncepcional a gravidez deve vir naturalmente em até um ano. Se após doze meses tentando engravidar naturalmente o casal não obtiver sucesso, é necessário realizar uma avaliação médica.
Se tomo pílula preciso usar camisinha?
Sim, precisa, mas isso pouco tem a ver com o risco de engravidar. A pílula apenas previne uma gestação não planejada, enquanto a camisinha também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (termo para DSTs). É essencial o uso da camisinha masculina ou feminina durante o sexo independente do anticoncepcional, principalmente se você não conhece o histórico do parceiro ou parceira.
Nunca comece a tomar pílula por conta própria
No entanto, por mais que o acesso à pílula seja simples, você não deve começar a tomá-la sozinha (assim como qualquer outro contraceptivo hormonal), já que esse método contraceptivo só é vantajoso se utilizado com boas orientações médicas e de forma responsável, lembrando que existem diferentes pílulas para diferentes indicações.
Ao começar a tomar pílula anticoncepcional por conta própria você pode escolher um produto com uma quantidade ou um tipo de hormônio que pode não ser o indicado para você. Os riscos de usar uma pílula que não se adeque ao seu organismo variam desde ineficácia da pílula até sintomas mais graves.
Efeitos colaterais
Mesmo que a pílula esteja adequada e você esteja tomando corretamente, seu uso pode causar alguns efeitos colaterais. Não podemos esquecer que ela é um medicamento e como tal pode causar reações não desejadas em nosso corpo. Veja os principais efeitos colaterais esperados da pílula anticoncepcional:
· Náuseas
· Dor nas mamas
· Inchaço
· Dores de cabeça
Além disso, existe uma série de efeitos adversos que podem acontecer quando a pílula não está adequada ou seu uso está sendo feito de maneira incorreta. Vamos falar sobre esses efeitos no próximo texto. Até lá.
Dra Luciana Radomile é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia e acredita que o caminho mais fácil para a saúde é a prevenção.